quarta-feira, 27 de abril de 2016

VOLUNTARIADO DA LEITURA

Mais uma sessão formativa promovida pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Escolares de Palmela realizou-se, ontem, na Biblioteca Municipal de Palmela. 

A sessão de trabalho versou sobre a importância do Voluntariado da Leitura, com a apresentação do Projeto Voluntários da Leitura a cargo da sua mentora a Doutora Isabel Alçada.


clique na imagem para ver apresentação



Estiveram também presentes a Dra. Célia Catarino do SABE de Loures e a Dra. Lurdes Cavaquinho do SABE da Moita que deram a conhecer o modo como o voluntariado da leitura está a correr nos seus concelhos. Também contámos com a presença da  professora Isabel Velez  - a voluntária de leitura mais antiga do concelho de Loures - que deu o seu testemunho do que é ser voluntária da leitura.






clique nas imagens para ver apresentações


Uma sessão animada por todos os que estiveram presentes e que reconheceram a qualidade científica  do enquadramento teórico sobre a importância de ler a par, em voz alta para o crescimento da nossa proficiência leitora, mas também a vertente afetiva que é imprescindível quando desenvolvemos atividades de proximidade com os leitores menos experientes.

Ficam duas referências bibliográficas que justificam a importância da leitura: uma entrevista ( em português)com o investigador e neurocientista francês Stanislas Dehaene e um artigo publicado no sítio Mind/Shift How we will learn. da autoria de Holly Corbey.









Sem comentários:

Enviar um comentário