segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Aprender sobre a Fogaça de Palmela nas bibliotecas escolares do concelho


Para aprender mais sobre a Fogaça de Palmela a D. Lourdes Magalhães, Amiga da Confraria Gastronómica de Palmela, tem vindo a visitar várias escolas do concelho.

Esta simpática Senhora contou a lenda da fogaça, a história ligada ao Santo Amaro e que a forma dos bolos tem como finalidade pedir proteção para as colheitas, gado ou a cura de alguma doença. O que acontece numa cerimónia chamada Benção das Fogaças. Esta cerimónia religiosa realiza-se este ano dia 15 de janeiro, pelas 19:00, na Igreja de São Pedro, em Palmela.

A D. Lourdes Magalhães fez o convite para que as famílias se juntassem à Benção das Fogaças, cozinhando estes bolos e levando-os para serem abençoados. Contribuindo assim para retomar uma tradição muito antiga e que durante muitos anos esteve esquecida.

Para além de se ter ficado a conhecer a história da fogaça, e do seu engraçado nome, derivar do fato desse bolo ser inicialmente cozido sobre o fogo, foi possível falar sobre as diferentes receitas e conhecer em particular cada um dos ingredientes necessários para a sua confeção, bem como ver diferentes formas para fazer as fogaças, sendo explicado o porquê das mais antigas estarem relacionadas com partes do corpo, de animais ou de produtos.




08 de janeiro: Escola Básica António Matos Fortuna (Quinta do Anjo)
09 de janeiro: Escola Básica Zeca Afonso (Pinhal Novo)
13 de janeiro: Escola Básica Salgueiro Maia (Pinhal Novo)
13 de janeiro: Escola Básica de Aires (Palmela)
14 de janeiro: Escola Básica  23 Hermenegildo Capelo (Palmela)
14 de janeiro: Escola Básica 23 José Saramago (Poceirão)
15 de janeiro: Escola Básica de Cajados (Poceirão)
15 de janeiro: Escola Básica de Águas de Moura (Poceirão)




Sem comentários:

Enviar um comentário