quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Palmela Um Concelho a Ler+

Crescer a ler Mais - Agrupamento de Escolas José Saramago, Poceirão

Ler e comer , o mesmo prazer! - Escola Secundária de Palmela

Juntos fazemos melhor - Agrupamento de Escolas de Palmela




São projetos de escolas do concelho de Palmela selecionados como projetos de escolas leitoras no âmbito do Projeto a Ler+.

O Projeto aLeR+ é uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura desenvolvido em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares que, nos últimos cinco anos, criou uma Rede com cerca 100 escolas / agrupamentos aLeR+ dispostos a desenvolverem uma cultura integral de leitura. Os resultados positivos evidenciados no balanço do trabalho realizado pelas escolas durante este período e a forma decisiva como a leitura está associada à melhoria do sucesso escolar, contribuiu para o relançamento de uma 2ª Fase que terá o seu início no próximo ano letivo 2014-15.

Considera-se, agora, que será do interesse geral que todos os agrupamentos / as escolas possam integrar o projeto e a Rede de Escolas aLeR+, de modo a que todos possam dar o seu contributo para a promoção dos hábitos de leitura e da melhoria dos níveis de literacia das suas comunidades, desenvolvendo uma cultura de leitura.

O Projeto aLeR+ apresenta agora o formato de uma candidatura a que todas as escolas ainda não integradasna Rede aLeR+ poderão concorrer, apresentando um projeto para o biénio 2014-2016.Está ao alcance de todos ser uma Escola / um Agrupamento aLeR+.
  
São OBJETIVOS deste projeto:
• Estimular as escolas a colocarem a leitura e o prazer de ler no centro do seu projeto educativo;
• Motivar a Integração da leitura como transversal a todas as áreas curriculares;
• Promover o envolvimento dos encarregados de educação na leitura em família;
Aproveitar as redes de leitura já existentes no terreno e outros recursos disponíveis para a promoção da leitura junto da(s) comunidade(s) em que cada escola / agrupamento se inserem.
Ver mais em :
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/escolas/uploads/projectos/alermaisfase2.pdf

Sem comentários:

Enviar um comentário