quarta-feira, 3 de maio de 2023


 Fruto do trabalho, que há alguns anos o Grupo de Bibliotecas Escolares do Concelho de Palmela, tem vindo a desenvolver em torno da temática da sustentabilidade e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, foi com orgulho que ontem, dia 02 de maio, na sala polivalente da Biblioteca Municipal de Palmela, assistimos à realização da apresentação pública do guia que concebeu: o Guia de Boas Práticas Ambientalmente Sustentáveis em Bibliotecas Escolares.


Contou-se com a participação de representantes de várias instituições, que muito nos engradeceram, com as suas palavras.

A Dr.ª Liliana Silva (em representação do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares): «um documento único e que revela o papel das Bibliotecas Escolares na educação para o desenvolvimento sustentável«.

A Dr.ª Sandra Moura Dias (diretora de serviços da DGLAB - Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas): «um documento revolucionário e que poderá ser um exemplo orientador para as Bibliotecas Públicas».

Dr.ª Vanessa Silva (em representação da AMRS - Associação de Municípios da Região de Setúbal): «um documento inovador que poderá servir de inspiração para a elaboração de um guia para as Bibliotecas Públicas do distrito».

Eng.º Orlando Paraíba (em representação da ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida): «um documento que vem facilitar a adoção de ações concretas e exequíveis e que farão a diferença para a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável».

A mesa redonda, na qual participaram os professores bibliotecários do concelho (um representante por Agrupamento / Escola), foi igualmente inspiradora. A partilha de experiências é uma forma muito importante de aprendizagem.

Ficámos, assim, entusiasmados e, na expetativa de dar continuidade ao nosso trabalho e também de dar a conhecer o nosso Guia.

Sem comentários:

Enviar um comentário