segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Projeto Comunicação Para Todos

 Em parceria com a Biblioteca Escolar da Escola Básica de Aires a turma do 4.ºC e O JIC, trabalharam o tema da inclusão, por via do Projeto «Comunicação para Todos».

Com base no Artigo 30.º do Princípio da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Pessoas com Deficiência, que refere a importância da sua participação na vida cultural, na recreação, lazer e desporto, aprenderam a importância de:

 1. Assegurar que as crianças com deficiência, em condições de igualdade com as outras crianças, participem em atividades lúdicas, recreativas, desportivas e de lazer, incluindo as atividades inseridas no sistema escolar.

 2. As acessibilidades têm de ser iguais para todos – assegurar que existam livros e outros materiais culturais em formato acessível e fácil de compreender.

 Para tal conheceram outras formas de comunicar (Oficina de Comunicação para TODOS), exploraram auxiliares de comunicação e construíram livros acessíveis com pictogramas (recorreu-se ao Portal Aragonês de Comunicação Aumentativa e Alternativa Boardmaker – SPC) e som.


Projeto Comunicação para Todos


Livro com pictogramas








Sem comentários:

Enviar um comentário