quinta-feira, 22 de abril de 2021

EB Zeca Afonso celebra Zeca Afonso

 


Alguns alunos da Turma 4ºK requisitaram livros sobre Zeca Afonso, na Biblioteca Escolar, para ficarem a conhecer melhor a biografia de quem deu o nome à nossa escola.

Partilhamos aqui o resumo das suas fichas de leitura.

"Um menino chamado Zeca"

Autor: José Jorge Letria

Editora: Oficina do Livro

O  menino Zeca A nasceu em Aveiro no dia 2/8/1929. Os seus pais trabalhavam em Angola. Zeca  Afonso fazia muitas viagens entre Portugal e angola, até que veio para a casa do tio Chico e da tia Gizé.

Ele dizia que os "brancos" queriam mandar em África e ele não gostava disso. Mais tarde foi estudar para Coimbra e lembrava-se  muito do seu amigo de África. Ele começou a cantar e a ficar famoso pelas suas músicas que falavam de liberdade. Um dia conheceu o general Humberto Delgado e reparou que muitas pessoas o apoiavam e também queriam a liberdade.

Em 1973 Zeca Afonso foi preso e as suas músicas foram proibidas.

Em 1983 fez o seu último espetáculo e morre em 1987 na sua casa em Setúbal.

"- Aconselho este livro a um amigo porque  fala de um ato muito importante para o nosso país e da motivação das pessoas que queriam o bem e não o mal." - Lourenço Pombinho.

 


Autor: José Jorge Letria

Coleção: O Sol e a Lua

Editora: Campo das Letras

O livro conta a história de um menino chamado Zeca Afonso que queria tornar Portugal livre com o poder da música. Todos achavam que era muito distraído, mas na verdade o menino Zeca tinha sempre a cabeça a pensar em coisas muito avançadas para a idade dele, porque já pensava  que a distinção entre "brancos" e "negros" não fazia sentido, todos são iguais no seu valor, só muda o tom da pele.

Zeca Afonso não era político mas cantava a liberdade e com as suas canções mostrava ao mundo as suas ideias. Nunca se rebaixou ao poder político da altura, chegando a estar prese por cantar e defender os seus ideais.

Foi uma pessoa muito importante na Revolução de 25 de Abril de 1974 cantando "Grândola, Vila Morena".

"- Aconselho este livro a um amigo porque é muito bonito e conta parte da história da Revolução da Liberdade." - Joana Simões


Sem comentários:

Enviar um comentário