quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Ler+ @doça a Vida




Em resposta ao desafio proposto pela autarquia para trabalhar o tema, da FOGAÇA, Ler + @doça a Vida, no decorrer do ano letivo 2014/2015, o Grupo de trabalho das Bibliotecas Escolares de Palmela, composto pelos professores bibliotecários e pelo Serviço SABE da Biblioteca Municipal, propôs estruturar um projeto que integrasse o Tema nas aprendizagens curriculares.

De acordo com as prioridades dos diferentes projetos educativos, que apontam recorrentemente para a necessidade de trabalhar a competência leitora, numa perspetiva transversal ao currículo formal e informal. Pretende-se formar comunidades leitoras (saber ler para aprender constitui a base da formação para fazer leitores competentes). Poderá constituir uma das soluções para os problemas de aprendizagem.

É igualmente relevante potenciar a participação e envolvimento das famílias e da comunidade local, nas atividades desenvolvidas pelas bibliotecas e pelas instituições culturais.

Deste modo, promove-se também a Formação ao Longo da Vida, como uma das chaves para o exercício da cidadania responsável e proativa.

A abordagem de um tema local apresenta inúmeras vantagens, quer pelo maior interesse que pode despertar e consequentemente maior envolvimento, que pelo fato de permitir conciliar a aprendizagem de conteúdos curriculares pelo contacto com a elementos da história local.

Na prática irão ser realizadas diversas atividades que concretizam este Projeto.




Sem comentários:

Enviar um comentário