Em
resposta ao desafio proposto pela autarquia para trabalhar o tema, da FOGAÇA,
Ler + @doça a Vida, no decorrer do ano letivo 2014/2015, o Grupo de trabalho
das Bibliotecas Escolares de Palmela, composto pelos professores bibliotecários e pelo Serviço SABE da
Biblioteca Municipal, propôs estruturar um projeto que integrasse o Tema nas
aprendizagens curriculares.
De acordo com as prioridades dos diferentes
projetos educativos, que apontam recorrentemente para a necessidade de
trabalhar a competência leitora, numa perspetiva transversal ao currículo
formal e informal. Pretende-se formar comunidades leitoras (saber ler para
aprender constitui a base da formação para fazer leitores competentes). Poderá
constituir uma das soluções para os problemas de aprendizagem.
É igualmente relevante potenciar a participação
e envolvimento das famílias e da comunidade local, nas atividades desenvolvidas
pelas bibliotecas e pelas instituições culturais.
Deste modo, promove-se também a Formação ao
Longo da Vida, como uma das chaves para o exercício da cidadania responsável e
proativa.
A abordagem de um tema local apresenta inúmeras
vantagens, quer pelo maior interesse que pode despertar e consequentemente
maior envolvimento, que pelo fato de permitir conciliar a aprendizagem de
conteúdos curriculares pelo contacto com a elementos da história local.
Na prática irão ser realizadas diversas
atividades que concretizam este Projeto.
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