quarta-feira, 11 de junho de 2025

Festas com Livros

Dia 10 de junho, último dia das Festas com Livros e das Festas Populares de Pinhal Novo, esteve em destaque a atividade «O meu Livro é o teu Livro».

Atividade dinamizada todos os dias das festas e que pretende dar uma nova vida aos livros que já não lemos.


Os trabalhos que decoraram as tendas, que acolheram a iniciativa O Meu Livro é o Teu Livro, são o resultado de projetos realizados pelas Bibliotecas Escolares do Concelho de Palmela com os alunos.

Na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo para além da Exposição «As Palavras Estão no Ar», realizou-se uma pequena mostra de materiais relacionados com a iniciativa Festas com Livros e com o trabalho do Grupo das Bibliotecas Escolares do Concelho de Palmela.


Enquadrada pelo Encontro de Autores Locais promoveu-se uma Mini Feira do Livro com as suas obras e um destaque bibliográfico.




































segunda-feira, 9 de junho de 2025

Festas com Livros - Oficina Educar e Jogar e Dinâmica Roda Livro

O penúltimo dia das Festas com Livros iniciou-se com a Oficina Educar e Jogar, dinamizada pela ENA - Agência de Ambiente e Energia da Arrábida.

Alunos da Escola Básica Alberto Valente, em Pinhal Novo, ouviram a história da Aguarela - uma menina que um pouco distraída e muita imaginativa, desperdiçava água, mas que contudo vem a perceber a importância que esta tem e como deve ser bem utilizada.

A história escrita por Pedro Soromenho integra a Maleta Pedagógica da ENA, sobre a água, destinada ao 1.º ciclo.

A ENA, disponibiliza outras maletas sobre outros temas de importância vital para a preservação do meio ambiente e tendo em vista a sustentabilidade, mas também outros recursos pedagógicos.

No período da noite, os visitantes das Festas Populares, foram brindados com o Projeto Roda Livro.


Este projeto nasce da paixão pela literatura, que através de um triciclo elétrico vai de encontro aos leitores, divulga e oferece-lhes livros. O conhecimento chega a um maior número de pessoas em locais e situações improváveis.

Nas Festas Populares de Pinhal Novo, uma visitante, um livro de poesia...
«agarrei este livro... li... é poesia, nunca tinha lido poesia mas tocou-me vou ficar com ele»

domingo, 8 de junho de 2025

Festas com Livros - Oficina de Robótica

 No dia 08, no Espaço Infantil das Festas Populares de Pinhal Novo, as professoras bibliotecárias Aida Gonçalves e Eulália Alves, presentearam-nos de novo com a Oficina de Robótica!




sábado, 7 de junho de 2025

Festas com Livros - Oficina de Esperanto, Encontro de Autores Locais e Oficina sobre Desperdício Alimentar

 O que é o Esperanto?

O esperanto foi iniciado por Ludovico Zamenhof, que cresceu na cidade de Bialystok, hoje nordeste da Polónia. Lá viviam muitas comunidades linguísticas, maioritariamente judeus, russos, lituanos e poloneses.

Dividiam-se não só pelas línguas, mas também pela religião e classe social. Zamenhof pretendeu criar uma língua que pertencesse a a todos: o esperanto. in https://esperanto.net/pt/esperanto-a-lingua-internacional/

Dia 07, Fátima Madruga, artista plástica mas sobretudo uma mulher determinada pela causa da PAZ e SOLIDARIEDADE, introduziu-nos a esta língua, que pretende prover a comunicação entre todos.



ENCONTRO DE AUTORES LOCAIS

Entre Autores Locais - dezasseis, e comunidade que aderiu reuniram-se cerca de cinquenta participantes no Encontro de Autores Locais.

O tempo revelou-se muito curto para expressarem as suas ideias, opiniões e sugestões sobre a leitura, leitores, bibliotecas municipais, o ser escritor, o ensino e ser-se jovens nos dias de hoje e o atual contexto sócio político. 



À noite no espaço Infantil das Festas Populares, foi a comunidade que pôde apreciar os conhecimentos de Jady Firmino, sobre Desperdício Alimentar.





sexta-feira, 6 de junho de 2025

Festas com Livros - Oficinas Saber Mais e Biblios

 Dia 06 de junho, recebemos o escritor Mendes Eduardo. Contou a história dos seus dois livros: 

«A bicharada no tribunal» e «Pontuação a mais na minha cabeça»


Alunos das Escolas Básicas Zeca Afonso e Salgueiro Maia, ficaram a conhecer o Pato Ronaldo e o Manelito.

O Pato Ronaldo com um improvável julgamento. Um julgamento onde os supostos criminosos são animais, mais propriamente, um porco, um corvo e três ratazanas. Estes elementos cometeram atos ilegais aos olhos dos humanos e cada um irá ser devidamente julgado, tendo sortes diferentes e insólitas.

O Manelito, tem dificuldade em fazer novas amizades na sua turma de escola, devido à sua timidez. Num final de tarde enquanto está a fazer os trabalhos de casa, descobre um livro enigmático no fundo de um baú antigo. No interior desse livro, Manelito vai conhecer amigos improváveis que o irão ajudar na sua dificuldade em elaborar composições. Ao mesmo tempo, ele irá aprender que, com a colaboração e a união de todos, poderemos chegar longe e atingir os nossos objetivos. A partilha com os nossos semelhantes é algo precioso a preservar e pode levar à criação de novas amizades.


À noite no Espaço Criança das Festas Populares a professora bibliotecária Carla Costa e a professora Iria, levaram vários jogos. 

Sim, as Bibliotecas, são espaços de leitura mas também de lazer. 




quinta-feira, 5 de junho de 2025

Festas com Livros - Oficina sobre Desperdício Alimentar e Oficina de Robótica

No 3.º dia de atividades realizaram-se duas Oficinas.

Da parte da manhã, a Escola Básica de Aires, três turmas de 3.ºs e 4.ºs anos, conversaram com a Jady Firmino sobre «Desperdício Alimentar».


O aproveitamento de restos de alimentos, os diferentes usos que podemos dar aos alimentos, foram temas de conversa.

Conheceram-se sementes, que habitualmente jogamos para o lixo e que se secas, podem fazer as nossa delícias.

E viu-se a importância do que comemos para uma vida saudável, que começa por perceber o funcionamento dos nossos intestinos.


À noite no Espaço Museu - A Estação, foi a hora de se brincar com robôs. 

As professores bibliotecárias Eulália Alves e Aida Alves, dinamizaram uma oficina de robótica criativa.






quarta-feira, 4 de junho de 2025

Festas com Livros - Oficina sobre Sustentabilidade

No segundo dia de atividades o Agrupamento de Escolas José Saramago (Poceirão), recebeu a visita da escritora e ilustradora Danuta Wojciechowska.

Como é bom falarmos sobre o que podemos fazer sobre o meio ambiente e protegê-lo.

E como a Danuta nos disse... 

Penso sobre... Imagino... E tudo começa com um rabisco...