segunda-feira, 10 de junho de 2024

09 de junho - Festas Com Livros

No sexto dia de atividades, das Festas Com Livros, realizámos, pela mão de Paulo Freixinho, a Oficina de Palavras Cruzadas - Cruzar a Liberdade: símbolos da liberdade.








domingo, 9 de junho de 2024

08 de junho - Festas Com Livros

08 de junho - Festas Com Livros

No quinto dia de atividades, das Festas Com Livros, os protagonistas foram os testemunhos de dois participantes diretos na conquista da Liberdade, no 25 de Abril de 1974.

E não, não nos referimos ao dia 25 de abril de 1974. Sim, à que foi a sua posição, a sua ação, melhor a sua CORAGEM, para lutar contra o fascismo e fazer valer os valores da democracia e da liberdade.

Referimo-nos a Pedro Soares e Adilo Costa, que como atuais membros da URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses, partilharam, algumas das suas vivênvias, como por exemplo a deserção e o ser preso político.

Para que não esqueçamos!

Foi pelas 16:00, na Biblioteca Municipal de Pinhal Novo, com a mediação de Cristina Correia, que aconteceu o «Encontro Resistência e Liberdade: conversa dinamizada pela URAP Núcleo de Setúbal/Palmela».




À noite na área das Festas Populares, no Stand do Grupo das Bibliotecas Escolares do Concelho de Palmela, e porque um dos valores de Abril é o trabalho coletivo e em cooperação, realizou-se a Oficina de Expressão Plástica: pintura e decoração em tela coletiva.








sexta-feira, 7 de junho de 2024

07 de junho - Festas Com Livros

 07 de junho - Festas Com Livros

No quinto dia de atividades, das Festas Com Livros, foi a vez dos alunos do Agrupamento Vertical de Escolas de Palmela ficarem a conhecer a escritora Manuela Ribeiro.



Em paralelo, na Biblioteca Municipal de Palmela, também, aconteceu magia com a Cristina Taquelim.

Os vários participantes da Oficina de Mediação da Leitura «O Lugar onde Moram as Palavras», ficaram a perguntar-se como é possível transmitir o que é, o que significa e como se faz a mediação da leitura, de uma forma tão intensa, tão rica e tão gratificante.

Terminou-se com o sentimento de querer mais e o pensamento de que assim é verdadeiro e vale a pena todo o trabalho que é possível fazer nesta área.

Os livros que ficámos a conhecer e nos fascinaram, o como podem ser explorados, os exercícios práticos de uma simplicidade transbordante de conteúdos, um sem fim de dinâmicas e estabelecimentos de interações que nos deixou plenos.




À noite na área das Festas Populares, no Stand do Grupo das Bibliotecas Escolares do Concelho de Palmela, realizou-se a Oficina de Origami sob o lema símbolos da liberdade:







quinta-feira, 6 de junho de 2024

o6 de junho - Festas Com Livros

06 de junho - Festas Com Livros

No quarto dia de atividades, das Festas Com Livros, ficámos a conhecer a escritora Manuela Ribeiro.

Com uma vasta obra publicada que abrange o público infantil, juvenil e adulto a Manuela partilhou com várias turmas da EB José Saramago, vários dos seus contos.





quarta-feira, 5 de junho de 2024

05 de junho - Festas Com Livros

 05 de junho - Festas Com Livros

No terceiro dia de atividades, das Festas Com Livros, ficámos a conhecer a escritora Cristina Correia.

A Cristina contou-nos a história do seu livro «Tal como eu, tal como ela!tal como nós».

Uma história verdadeira, emocionante e divertida, sobre o valor da amizade e da família, seja ela de duas ou de quatro patas. Uma história entrelaçada na Lenda da Quinta do Anjo, que conduz a um tesouro...

Ora vejamos...


«Luca sempre conseguiu safar Lucky das suas trapalhadas. A amizade entre os dois era única. O que um queria fazer, o outro ia atrás. E sempre correu bem. Mas um dia a trapalhada da Lucky foi maior do que a desculpa que Luca conseguiu encontrar. Quando se deram conta, estavam metidos numa aventura das que trazem aquele nervoso miudinho (…) Daquelas que nenhum pai e nenhuma mãe aceitariam! Mas terá sido mesmo assim? O que terão eles descoberto que os marcou para o resto da vida?»


A Cristina falou igualmente sobre o processo criativo, da construção da história e no final deixou três desafios:

1.Pensar e escrever uma mensagem para o Futuro;

2.Escrever uma carta a um animal de estimação;

3.Colaborar no «Calendário de Dicas», para ajudar famílias que pretendam ter uma animal de estimação.

Desafios aceites pelas turmas das escolas básicas António Matos Fortuna e de Aires:







Foi o primeiro dia de atividades na área das Festas Populares.

O Grupo das Bibliotecas Escolares esteve presente com a Feira do Livro Usado e a Banca de venda de livros da URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses:



Foi realizada a Oficina de Livros Cartoneros pela formadora Paula Moita:




terça-feira, 4 de junho de 2024

04 de Junho - Festas Com Livros

 04 de junho - Festas Com Livros

No segundo dia de atividades, das Festas Com Livros, ficámos a conhecer a escritora Ana Martins.

A Ana, falou-nos da história do seu livro «Aventuras na Vila de Jade: Druantia... a mãe de todas as árvores», sobre a importância de cuidarmos o meio ambiente que nos rodeia e das relações que com o mesmo estabelecemos.

Várias turmas da Escola Alberto Valente, no espaço da Biblioteca Municipal de Pinhal Novo e no espaço da Biblioteca Escolar, para além de ouvirem a história foram convidados a ser, no dia de hoje e com o compromisso do futuro, agentes amigos do meio ambiente.

Cada turma, plantou uma árvore - a árvore da turma, cujo vaso foi decorado coletivamente.











03 de junho - Festas Com Livros

03 de junho - Festas Com Livros

No que foi o primeiro dia de atividades, das Festas Com Livros, contámos com a visita de alunos da Fundação COI, que vieram conhecer e explorar as exposições: Livro Livre e Livros Cartoneros.



Já à noite, tivemos o gosto e o prazer da diversão, mas também da seriedade e importância, do conto popular, pela voz e presença do famoso contador de histórias Jorge Serafim.





domingo, 2 de junho de 2024

Festas Com Livros: Tudo a Postos

Tudo a Postos! para o início das atividades.

Damos a conhecer as nossas Exposições e a banca de venda de livros da URAP - União de Resistentes Antifacistas Portugueses.

Exposição «Adeus, Pátria e Família»

03 a 16 de junho

Foyer do Auditório Municipal de Pinhal Novo - Rui Guerreiro



Abordam-se as dinâmicas e tensões entre a repressão e as resistências da diversidade sexual e de género durante a ditadura e após a Revolução - 25 de Abril de 1974.
Tenta-se compreender como esta tensão condicionou a vida quotidiana e perpetuou práticas e discursos opressivos e discriminatórios marcando a sociedade portuguesa até à atualidade.
Convida à reflexão sobre as construções, desconstruções e reconstruções do conceito de género e o caminho ainda, e sempre, necessário, para construir uma sociedade democrática.


Exposição «O Ato (Des) Colonial»

18 a 30 de junho

Foyer do Auditório Municipal de Pinhal Novo - Rui Guerreiro



Exposição que dá a conhecer diversos processos de resistência no colonialismo português entre 1926 e 1974.


Org.: Museu do Aljube – Resistência e Liberdade e Câmara Municipal de Palmela


Exposições «Livro Livre» e «Livros Cartoneros»

03 a 30 de junho

Biblioteca Municipal de Pinhal Novo

Ambas as exposições são o resultado do trabalho realizado por alunos do concelho de Palmela, em torno do 25 de Abril.

A primeira, tem como ponto de partida o «Livro Livre», da autoria de Francisco Ruivo Baião, Joana Paz e Danuta Wojciechowska e a segunda uma capa de cartão vazia.

Tomando como referência o momento histórico que foi o 25 de Abril de 1974, fruto da luta e do trabalho de muitos militares e civis, apelou-se ao espírito da Liberdade e cada aluno foi convidado a ser co-autor do Livro Livre ou autor do seu livro Cartonero.





Banca de Livros da URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses